Notícias

Colégio Romanelli realiza primeira Feira Cultural online 

Alunos de todo o colégio apresentaram seus trabalhos sobre tecnologia e ciência virtualmente durante os quatro dias de feira

A primeira Feira Cultural Digital, promovida pelo Colégio Espírita Professor Rubens Costa Romanelli e seus alunos, aconteceu entre os dias 27 a 31 de agosto. Uma inovação para todos que participaram, pois, em decorrência das políticas de isolamento social, a feira aconteceu em um ambiente online, pela primeira vez, via Google Meet.  

O objetivo da feira foi estimular os estudantes a valorizarem o conhecimento científico e interdisciplinar, e ainda proporcionar um momento de vivência entre as famílias e a escola. A feira contou com apresentações de crianças desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até os alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

Os estudantes do Ensino Fundamental I e II apresentaram diversos temas, muitos deles ligados à realidade da pandemia. O primeiro ano do Fundamental I produziu poemas, com o auxílio dos pais, colocando o que seria, para eles, um mundo melhor. Já o segundo ano, também do Fundamental I, produziu maquetes e explicações sobre o tema “O Meio Ambiente Agradece”, relatando como está o mundo em que vivemos depois que as pessoas passaram a transitar menos nas ruas, o que, consequentemente, diminui os níveis de poluição, de automóveis nas vias e de degradação do ecossistema. Todos os alunos participaram de forma ativa, com microfones e câmeras ligados.

As salas das apresentações das três turmas do Ensino Médio também mobilizaram as famílias, alunos, professores e coordenação do Colégio. Cerca de 40 pessoas compareceram às apresentações virtuais para assistirem ao teatro que retrata a situação do aluno e professor durante as aulas online, feito pela classe do primeiro ano; para ver o vídeo sobre as invenções da ciência no século XXI, produzido pelo segundo ano, e também para presenciar a apresentação dos nove grupos da turma do terceiro ano, que falaram sobre as diversas áreas em que a tecnologia está inserida, como por exemplo, nas vidas das crianças, na medicina, no esporte, nas profissões, entre outros temas. 

Projeto FEIG News estimula a leitura e o pensamento crítico dos alunos 

No último dia de apresentações, 31 de agosto, os alunos do segundo ano do Ensino Médio inauguraram o blog FEIG News – projeto arquitetado pela professora de redação Adriane Martins, que consiste na elaboração de um ambiente virtual com notícias diversas para desenvolver a leitura, interpretação, pensamento crítico, escrita e argumentação dos alunos. 

A iniciativa tem como objetivo desenvolver a comunicação entre os estudantes e outros públicos, incentivando-os a realizar a argumentação de forma consistente, saber lidar com opiniões divergentes, formar suas opiniões em detrimento da interação com as falas elaboradas por outros alunos, além de estarem em constante atualização sobre as notícias do dia a dia. Os temas discutidos pelos estudantes, visam ainda, despertar o interesse deles na busca e na leitura crítica de cadernos, sites e editorias com visões diferentes nas áreas de: notícias gerais, dicas de redação, cultura, saúde, ciência e tecnologia, e questões sociais. 

Atualmente, esse projeto abrange apenas a turma do 2° ano do Ensino Médio, que se divide em grupos de, em média, seis alunos, para procurarem reportagens de acordo com o tema da semana e, assim, produzirem um comentário crítico, além de interagir com as ponderações de outros alunos. 

A expectativa para o decorrer do ano é de que o blog possa criar um espaço de diálogo e aprendizado entre alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II ao 3° ano do Ensino Médio, para o exercício da redação com temas atuais, habilidade necessária para o ENEM, além de fortalecer o vínculo entre comunidade e colégio, possibilitando que as famílias e moradores dos arredores interajam com os estudantes por meio da plataforma.

Confira outras imagens da Feira de Cultura Online

1 comment

Comments are closed.