Notícias

Estudantes do quarto ano fazem trabalho que busca conhecer raízes africanas

Com o dia da consciência negra chegando, os alunos do quarto ano criaram sua própria Abayomi, boneca negra que simboliza a alegria e era criada pelos escravos.

Em celebração ao dia da consciência negra, os alunos do quarto ano do Colégio Romanelli, no Projeto interdisciplinar Atualidades, criaram uma boneca negra chamada Abayomi e aprenderam sobre a contribuição histórica do povo africano na construção da cultura brasileira. Os alunos estudaram sobre a chegada dos africanos no país, desde a cultura das tribos africanas e suas práticas, às difíceis viagens nos navios negreiros e a nova dinâmica social em que os negros e negras escravizados foram forçados a vivenciar. 

O projeto buscou valorizar os africanos que vieram para o Brasil e discutiu sobre os diversos mitos acerca dos escravos, como por exemplo, as informações errôneas que era disseminadas na época e que afirmavam que os negros não possuíam cultura e não sabiam ler e escrever.

O trabalho conseguiu ainda que a turma desenvolvesse uma percepção crítica da construção social do Brasil, a partir de um debate sobre como os negros eram tratados na época da escravidão e como a população negra é vista atualmente.  A empatia também foi um dos pontos positivos desenvolvidos no decorrer deste trabalho multidisciplinar. Os alunos conseguiram compreender as dificuldades que o povo africano enfrentou nesse longo período da história do país, que foi marcado pela escravidão, além de criar o sentimento de identidade cultural com a negritude e conhecer sobre a processo de miscigenação que existe no Brasil. 

Mas afinal, o que essa boneca representa?

Na época, os negros eram trazidos do continente africano para as terras brasileiras como escravos, atravessando o oceano Atlântico numa viagem muito difícil, pois passavam fome, sede e medo trancados nos porões dos navios negreiros. Mulheres, homens, crianças. Todos sofriam. 

Em busca de amenizar a angústia das crianças, as mães rasgavam pedaços de tecidos de suas saias e faziam bonecas para que os filhos pudessem brincar. Essas bonecas eram feitas com  cinco nós e cada um representava um desejo positivo para a criança, como por exemplo, felicidade, serenidade e amor.  A palavra Abayomi significa alegria. Quando uma boneca Abayomi é dada para alguém, significa que você deseja que esta pessoa receba o melhor. 

O resgate das raízes e dos acontecimentos históricos na construção do Brasil a partir desse projeto e da confecção da Abayomi são importantes para que os alunos entendam melhor a sua própria história. 

Conheça mais sobre a história da Abayomi aqui https://www.youtube.com/watch?v=840YHprHHl8

Saiba como confeccionar sua boneca aqui https://www.youtube.com/watch?v=wD7z27RjeNc

Veja, ainda, as fotos dos alunos.