Da Minha Janela: alunos do ensino fundamental I criam vídeos sobre suas percepções do mundo a partir da janela de suas casas

Em atividade proposta na aula de literatura, os estudantes do ensino fundamental I criaram vídeos contando o que veem e o que gostariam de ver pela janela de suas residências.

Com o objetivo de fazer as crianças expressarem os sentimentos durante esses tempos difíceis de pandemia, Mariana, professora de literatura do Ensino Fundamental I, pediu para que os alunos gravassem vídeos contando o que vêem de sua janela ou o que gostariam de ver dali. Cerca de 130 alunos participaram da atividade e mostraram uma nova percepção do mundo, após tantos meses  sem saírem de casa, nem para poder brincar com outros coleguinhas.

Nos vídeos, os alunos compartilharam mensagens de alegria, amor, saudade, amizade e acima de tudo, de esperança para fortalecer uns aos outros durante esse longo período de pandemia e isolamento social.

Atividade foi baseada no livro “Da Janela de Minas”

A atividade foi pensada e produzida a partir do livro da campanha “Eu Leio Para Uma Criança” do site Itaú, “Da Janela de Minas”.

O livro é baseado em uma das histórias vencedoras da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2019 na categoria “Poema”.  A autora, que é da cidade de Belo Horizonte, tinha apenas 12 anos quando escreveu este belíssimo texto.

Confira alguns dos vídeos abaixo