Projeto “Viva e deixe viver” desperta valores e virtudes no Colégio Romanelli

Os estudantes dos Ensinos Fundamentais I e II, e Ensino Médio iniciaram, em março, o projeto com o tema “Construindo a paz na terra: sendo guardiões de nós mesmos, dos outros e do ambiente”

Os alunos do Colégio Professor Rubens Costa Romanelli iniciaram o ano letivo de 2021 e também as atividades do projeto “Viva e deixe viver” que, há 7 anos, busca despertar nas crianças e nos jovens as virtudes de paciência, tolerância, humildade, perdão, o autoconhecimento, e ainda, o sentimento de amor através por meio de reflexões, histórias e crônicas.

O tema deste ano, “Construindo a paz na terra: sendo guardiões de nós mesmos, dos outros e do ambiente”, acompanhará os alunos até o terceiro trimestre. A temática irá nortear os alunos a refletirem sobre ações e atitudes que contribuem para a paz e a coexistência de forma equilibrada e saudável, da sociedade com ela mesma e com a natureza, a partir do autoconhecimento e do autocuidado.

Cada encontro terá uma atividade proposta diferente e adequada à idade dos estudantes. Para os alunos do Ensino Fundamental I, o projeto é desenvolvido utilizando o livro “Dois Olhinhos” de Jairo Capasso. A abertura do programa aconteceu na última semana com a música “Te Ofereço Paz”, que será cantada no início de cada encontro. As atividades serão realizadas toda primeira quarta-feira do mês e irão durar até agosto.

O primeiro ano do Ensino Fundamental I, por exemplo, já criou uma série de desenhos sobre o significado do que é paz para cada um. Durante a atividade, os alunos perceberam a importância do amor ao próximo para a construção de um futuro melhor para a sociedade e o planeta.

Os primeiros encontros dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio terão como tema a importância das palavras, da comunicação e do saber ouvir.  Outro tema que será discutido no projeto será a questão das drogas, assunto que foi solicitado pelos alunos da escola. Finalizando, teremos o tema cuidando do ambiente. Os encontros mensais acontecerão até novembro deste ano e cada mês o encontro será comandado por um professor diferente.

Linha do tempo do Projeto “Viva e deixe viver”

O Projeto “Viva e deixe viver” teve início no ano de 2003 e foi criado a partir da necessidade de ajudar crianças e jovens a se conhecerem melhor para, a partir daí, trabalharem suas fragilidades enquanto despertam suas virtudes.

Com o objetivo de estimular nos alunos a reflexão e o contato com atitudes e ações que colaborem com a paz, o amor e o cuidado com o próximo, ao longo dos anos diversos temas foram trabalhados. Confira: