Sábado de diversão: turmas de Ensino Fundamental I fazem festa junina virtualmente

Os alunos se reuniram on-line para a festa junina organizada pelas professoras; cada turma teve a sua festa durante o horário de aula no sábado letivo

Sem poder estar juntos presencialmente para curtir uma festa junina de verdade, os estudantes do Ensino Fundamental I se reuniram virtualmente para ter sua própria festa no sábado letivo, dia 12 de junho. Buscando a interação dos alunos durante o horário de aula, cada professora fez atividades relacionadas ao tema junino com sua turma.

Na turma do primeiro ano, por exemplo, a professora passou as seguintes atividades: “caça bandeirinha”, na qual a criança escolhia uma bandeirinha e tinha que completar uma tarefa, “quem é o cantor” e a “dança da cadeira”. Os alunos se divertiram bastante. Já o terceiro ano brincou de “Adivinhas de São João”, atividade em que a professora falava um verso e os estudantes tinham que acertar o tema.

O quarto ano teve todas as aulas do dia com o tema junino, conseguindo relacionar as matérias estudadas com a festa junina. Eles tiveram a pescaria durante a aula de matemática, trabalhando o conceito de divisão durante a atividade. Já na aula de português, as crianças aprenderam com as adivinhas e parlendas juninas. Durante a aula de história, os alunos estudaram brevemente sobre a origem da dança da quadrilha e dançaram em casa com os familiares. Na aula de ciências,por sua vez, eles fizeram uma experiência com o milho chamada de “Milho Dançante”, na qual precisavam colocar o milho de pipoca na água com bicarbonato e vinagre para descobrir as reações que o faziam “dançar”. A turma também participou da dança da cadeira e fez barraquinhas no horário do lanche, onde cada aluno degustou guloseimas juninas preparadas por suas famílias.

No quinto ano, os alunos que participaram estavam a caráter, vestidos com roupas de festa junina. Eles tiveram várias brincadeiras, como colocar laranja na testa e dançar, no gartic, onde eles desenhavam e os colegas tinham que descobrir o que era o desenho; brincadeira da farinha, onde os alunos respondiam as perguntas da professora e se errassem tinham que afundar a cara na farinha. A turma também fez um piquenique, cada um em sua casa, conversando sobre o dia.

Foi um dia de muita diversão e você pode conferir as fotos e vídeos abaixo: