Conhecendo novos sabores e cultura: alunos do 2° ano de Ensino Fundamental I aprendem sobre hábitos japoneses

A atividade estimulou a pesquisa, a leitura, a escrita, a criatividade, a atenção e a oralidade!

O projeto atualidades com o tema “Descobrindo os sabores do Japão”, país sede dos jogos olímpicos de 2021, despertou o interesse e a curiosidade dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental I sobre os hábitos japoneses. Com o objetivo de mostrar a importância de conhecer a cultura de outro país por meio da culinária, a atividade estimulou o respeito às diferenças culturais, além de possibilitar a descoberta de novos sabores e hábitos alimentares mais saudáveis.

Os estudantes recriaram pratos japoneses típicos como Sushi e Yakisoba, utilizando massinha de modelar, EVA e outros materiais, a partir de pesquisas sobre os hábitos alimentares do Japão e os utensílios utilizados para se alimentar, com o hashi. Uma apresentação oral também foi feita pelos alunos, onde foram exibidas as diferenças culturais que eles consideraram mais interessante – como o fato de os japoneses fazerem refeições completas no café da manhã, o que corresponde ao almoço brasileiro.

Confira alguns registros: