Dia do Folclore: alunos do 2° ano do Ensino Fundamental I usam a criatividade para recriarem personagens folclóricos brasileiros

A atividade, realizada durante a aula de artes, estimulou a valorização da cultura popular brasileira pelos estudantes

O Dia do Folclore é comemorado todos os anos no dia 22 de agosto, pois foi nessa data —­ em 1846 — que o escritor inglês William John Thoms criou o termo “folclore”, formado pela palavra folk, que significa “povo”, e lore, que significa “estudo”.

A partir do século XX, a palavra “folclore” foi se popularizando e ganhou muita força no Brasil, local onde há uma cultura popular muito forte, além de uma literatura folclórica extensa.

Então, para comemorar uma data tão importante para o nosso país, os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I utilizaram suas habilidades artísticas para recriarem os principais personagens das lendas do folclore brasileiro.

O objetivo foi despertar  nos estudantes o interesse pelas manifestações da cultura popular, além de incentivá-los a valorizarem nossas ricas tradições culturais.

Os alunos realizaram, inicialmente, uma pesquisa sobre os personagens do folclore brasileiro, e depois escolheram um personagem para ser confeccionado utilizando materiais recicláveis, dentre outros que estavam à disposição.

Dessa forma, a atividade desenvolveu as habilidades de leitura e escrita dos alunos, além de ser um grande exercício de criatividade!

Confira alguns registros: