Notícias

Estudantes do quarto ano fazem trabalho que busca conhecer raízes africanas

Com o dia da consciência negra chegando, os alunos do quarto ano criaram sua própria Abayomi, boneca negra que simboliza a alegria e era criada pelos escravos.

Em celebração ao dia da consciência negra, os alunos do quarto ano do Colégio Romanelli, no Projeto interdisciplinar Atualidades, criaram uma boneca negra chamada Abayomi e aprenderam sobre a contribuição histórica do povo africano na construção da cultura brasileira. Os alunos estudaram sobre a chegada dos africanos no país, desde a cultura das tribos africanas e suas práticas, às difíceis viagens nos navios negreiros e a nova dinâmica social em que os negros e negras escravizados foram forçados a vivenciar. 

O projeto buscou valorizar os africanos que vieram para o Brasil e discutiu sobre os diversos mitos acerca dos escravos, como por exemplo, as informações errôneas que era disseminadas na época e que afirmavam que os negros não possuíam cultura e não sabiam ler e escrever.

O trabalho conseguiu ainda que a turma desenvolvesse uma percepção crítica da construção social do Brasil, a partir de um debate sobre como os negros eram tratados na época da escravidão e como a população negra é vista atualmente.  A empatia também foi um dos pontos positivos desenvolvidos no decorrer deste trabalho multidisciplinar. Os alunos conseguiram compreender as dificuldades que o povo africano enfrentou nesse longo período da história do país, que foi marcado pela escravidão, além de criar o sentimento de identidade cultural com a negritude e conhecer sobre a processo de miscigenação que existe no Brasil. 

Mas afinal, o que essa boneca representa?

Na época, os negros eram trazidos do continente africano para as terras brasileiras como escravos, atravessando o oceano Atlântico numa viagem muito difícil, pois passavam fome, sede e medo trancados nos porões dos navios negreiros. Mulheres, homens, crianças. Todos sofriam. 

Em busca de amenizar a angústia das crianças, as mães rasgavam pedaços de tecidos de suas saias e faziam bonecas para que os filhos pudessem brincar. Essas bonecas eram feitas com  cinco nós e cada um representava um desejo positivo para a criança, como por exemplo, felicidade, serenidade e amor.  A palavra Abayomi significa alegria. Quando uma boneca Abayomi é dada para alguém, significa que você deseja que esta pessoa receba o melhor. 

O resgate das raízes e dos acontecimentos históricos na construção do Brasil a partir desse projeto e da confecção da Abayomi são importantes para que os alunos entendam melhor a sua própria história. 

Conheça mais sobre a história da Abayomi aqui https://www.youtube.com/watch?v=840YHprHHl8

Saiba como confeccionar sua boneca aqui https://www.youtube.com/watch?v=wD7z27RjeNc

Veja, ainda, as fotos dos alunos. 

This website uses cookies and asks your personal data to enhance your browsing experience. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).