Estudantes do Ensino Médio utilizam ferramentas on-line para o aprendizado de forma colaborativa
Os desafios do ensino remoto são inúmeros, mas professores e alunos do Colégio Espírita Professor Rubens Costa Romanelli estão encontrando formas alternativas de superar as dificuldades e tornarem esta realidade dinâmica e colaborativa, por meio de ferramentas on-line que estimulem o aprendizado e visualização dos conteúdos na prática.
Na disciplina de física, por exemplo, os alunos do 1º ao 3º ano de Ensino Médio criaram um quadro de estudos das matérias de cinemática, hidrostática e ondas, com acesso para todos os estudantes da mesma sala. Nestes quadros, criados na ferramenta Padlet, cada um compartilhou com a turma os tópicos mais relevantes da matéria por meio de mapas mentais, resumos, vídeos e outros formatos que facilitam a conexão e o aprendizado.
As páginas criadas possuem duas funções principais: o estímulo ao aprendizado de maneira colaborativa, em que a percepção de cada aluno é importante para ampliar o conhecimento de todos; e a interação, com a possibilidade de cada aluno fixar a matéria de acordo com as ferramentas mais apropriadas para seu perfil. Dessa forma, alunos mais visuais podem criar mapas mentais ou um resumo mais ilustrativo que os auxiliem na fixação das informações, enquanto outros podem optar por vídeos ou esquemas.
Outras duas ferramentas também estão sendo utilizadas pelos alunos na disciplina de física: o Phet Colorado, site que permite que os alunos visualizem os conceitos trabalhados nas matérias de ciências e exatas por meio de um simulador online; e o Jamboard Google, uma ferramenta que cria um cartaz virtual para que os alunos compartilhem seus conhecimentos.
Conheça as páginas de estudo colaborativo dos alunos no Padlet:
1º ano – Cinemática
https://padlet.com/jucarlasiman/9ve28u5yilzn1rm2
2º ano – Hidrostática
https://padlet.com/jucarlasiman/x8krpa1o6cvp9o3n
3º ano – Ondas