Descobrindo o passado: turma de Ensino Fundamental estuda sobre fontes históricas

Em atividade para a disciplina de história, os estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental I buscaram conhecer fontes históricas de suas próprias famílias

Depois de começarem a estudar sobre fontes históricas, os estudantes do sexto ano fizeram uma atividade em que tiveram de recuperar a memória familiar e trabalhar o conceito estudado. Os alunos tiveram que procurar saber com os pais sobre alguma fonte que representasse a história da família, seja essa fonte escrita, visual, material, sonora.

A atividade consistia em produzir um pequeno vídeo mostrando a fonte escolhida pelo aluno. No vídeo, o estudante deveria contar um pouco sobre a fonte escolhida, que tipo de fonte é, a quem pertenceu ou pertence e se fosse possível, descobrir o ano da fonte. O processo de criação da atividade foi simples, as crianças usaram o celular para gravar e cada uma foi desenvolvendo a atividade com seu jeito.

A prática foi feita por todos os alunos, que adoraram participar, e os vídeos foram apresentados em aula.

O que são fontes históricas?

As fontes históricas são materiais feitos pelos homens através de toda a história do nosso planeta. A partir delas, os historiadores conseguem descobrir e entender sobre o passado dos seres humanos.