Atividades lúdicas auxiliam no aprendizado e na revisão dos conteúdos estudados pelo Ensino Fundamental II

Mapas mentais e jogos on-line como forca, palavras cruzadas, quiz, perseguição no labirinto e muitos outros estimulam diversas áreas do cérebro desenvolvendo o aprendizado, a memorização e a interação entre os estudantes em aulas remotas

O ensino lúdico tem se tornando um grande aliado de professores e alunos no sistema de estudo remoto. Com o objetivo de tornar as aulas e os conteúdos ensinados mais dinâmicos e interativos, os recursos de mapas mentais pela ferramenta Jamboard e alguns jogos da ferramenta WordWall, estão sendo utilizados pelos alunos do 6°, 8° e 9° ano do Ensino Fundamental II, na disciplina de história, estimulando o aprendizado e a revisão do conteúdo.

Algumas das matérias estudadas com estas ferramentas foram: coronelismo, revolta da vacina, inconfidência mineira e antigo Egito. Essa abordagem possibilita também uma maior integração dos alunos de inclusão, já que o estudante consegue aplicar o conteúdo adquirido de forma mais ampla, estimulando diversas áreas do cérebro e, consequentemente, desenvolvendo várias habilidades como memorização, potencial criativo, linguagem, raciocínio lógico, entre outras.

Conheça alguns dos jogos utilizados pelos alunos abaixo:

Mapas mentais

9° ano

Mapa Mental colaborativo – História – Nono ano – Tema: Brasil: República Velha – Google Jamboard

6° ano

O Egito antigo – Google Jamboard

Jogos

Revoltas Nativistas – Jogo da forca (wordwall.net)

Era Napoleônica – Questionário (wordwall.net)

Egito Antigo – Palavras cruzadas (wordwall.net)

Egito Antigo – Questionário (wordwall.net)

Egito Antigo – História – Perseguição do labirinto (wordwall.net)