Volta às aulas presenciais no sistema híbrido de ensino

-No dia 02 de fevereiro de 2022 retornarão somente as turmas do 7º ano até o 3º ano do Ensino Médio.

-No dia 07 de fevereiro de 2022 retornarão as turmas do 1º ao 6º ano.

-A presença de todos os alunos no Colégio é exigência das Secretarias de Educação. Não haverá aulas on-line para quem ficar em casa.

-Assim, entre sempre em contato com a secretaria do Colégio para comunicar, caso seu filho (a) esteja impossibilitado (a) para frequentar as aulas, justificando os motivos e enviando atestado médico comprobatório.

– Todos os dias, pela manhã, antes de se dirigir para a escola, a família deverá garantir todas as condições abaixo citadas:

– O aluno ou outro familiar não apresenta ou não apresentou qualquer sintoma do Covid-19 nos últimos 10 dias.

– Sintomas a serem observados: tosse, calafrio, dor de garganta, dor no corpo, dificuldade para respirar, coriza, perda de paladar, perda de olfato, conjuntivite, náuseas, diarreia.

– O aluno ou outro familiar não teve contato próximo com caso suspeito ou confirmado de covid-19, nos últimos 10 dias.

– Temperatura do estudante medida deve estar abaixo de 37,0°C.

– Mochila está higienizada, como também os outros materiais nela contidos.

– Máscara e roupa lavadas e não repetidas do dia anterior.

– Calçados devidamente higienizados.

– Mãos higienizadas.

– Colocar máscara ao sair de casa.

– Também a higienização do carro que transportará o aluno é muito importante: mãos, volante, maçanetas, cadeirinhas (quando necessário) e assentos.

Os horários de Entrada e Saída dos alunos serão:

Turma Horário de entrada Horário de saída Local de entrada e saída
1º a 5º ano 7h 11h30 Portão do estacionamento
6º ao 9º ano 7h 11h30 Portão da frente
Ensino Médio 7h 12h20 Portão da quadra

– Tanto a Entrada quanto a Saída serão momentos em que contaremos com a colaboração dos pais/familiares ou responsáveis, evitando:

– Aglomeração;

– Entrar nas dependências do Colégio para contato com Direção, Coordenação Pedagógica, Psicóloga e Secretaria – sem agendar.

– Conversar com outros os pais/familiares ou responsáveis no momento da espera no estacionamento ou dependências da escola.

–  Haverá barreira sanitária em cada Entrada com:

• Tapete sanitizante;
  • Borrifador com solução sanitizante para calçados e mochilas;
  • Termômetro digital;
  • Dispensador com álcool gel 70% (para mãos).

Trazer o mínimo de material escolar. Recomenda-se que um caderno seja destinado para o “para casa” de todas as disciplinas. Seguir o horário de aula para separar os livros.

Atenção: todo esse material deverá ser higienizado em casa, todos os dias.

A sugestão é que cada aluno traga consigo, quando vier para o Colégio, um kit sanitário que tenha:

1 muda de roupa (com nome);

2 máscaras (com nome);

1 vidrinho de álcool gel (com nome);

1 garrafinha de água (com nome).

Contingência: ação ou situação imprevista, que não se consegue controlar, nem prever, eventualmente; casualidade.

Será criado um Espaço de Contingência, com acesso restrito, para se levarem as pessoas que apresentarem febre ou algum outro sintoma da Covid-19.

Serão treinadas duas funcionárias, que chamaremos de monitoras da contingência, para atenderem os casos com conduta segura, calma e cuidadosa. Serão responsáveis também pelo contato imediato com a família.

Caso tenhamos alguma confirmação, será seguido o protocolo do isolamento profilático da turma dos alunos e respectivos professores.

PROTOCOLO DE CONTINGÊNCIA

Pessoa adulta que apresente febre ou outro sintoma:

• fazer a higienização das mãos e antebraços e colocar máscara (caso esteja sem);
  • permanecer no local de trabalho sem movimentar-se e manter distanciamento;
  • contatar o responsável pela contingência, ligando para a secretaria da escola;
  • o responsável deverá colocar EPI (equipamento de proteção individual): avental, luvas, máscara, protetor facial e protetor de calçados (descartáveis);
  • o responsável deverá ir até a pessoa, levando o kit de contingência: avental, luvas, escudo facial, protetor de calçados, álcool líquido 70% em borrifador e flanelas;
  • o responsável deverá entregar para a pessoa: avental, luvas, máscara, protetor facial e de calçados;
  • vestir os itens entregues pelo responsável pela contingência;
  • o responsável deverá colocar indicador de local crítico e acionar a equipe de limpeza;
  • o responsável pela contingência deverá acompanhar a pessoa ao local de isolamento que a escola definir.

Criança ou professor em sala de aula que apresentar febre ou outro sintoma:

• o responsável deverá colocar EPI: avental, luvas, máscara, protetor facial e protetor de calçados (descartáveis);
  • o responsável deverá ir até a sala levando o kit de contingência: aventais, luvas, escudos faciais, protetores de calçados, álcool líquido 70% em borrifador e panos multiuso;
  • o professor deve se manter sempre de máscara e escudo facial;
  • o responsável deverá vestir o(a) aluno(a) com: avental, luvas, máscara, protetor facial e de calçados (no corredor – fora da sala de aula), levando-o ao Espaço de Contingência;
  • o responsável deverá entrar em contato com a família.