Entenda o que é o Novo Ensino Médio e conheça as disciplinas ofertadas pelo Colégio Romanelli

Você já deve ter ouvido falar no Novo Ensino Médio. Mas o que isso significa? O que isso muda para a escola e os alunos?

Aprovado pela lei 13.415/2017, esse novo sistema de aprendizagem promove mudanças de forma gradual na grade curricular escolar, de maneira a desenvolver competências e habilidades que formarão alunos preparados para o futuro.

A renovação do Ensino Médio baseia-se em uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é correspondente a 60% das aulas, e também na oferta de disciplinas diferenciadas e eletivas por instituição de ensino, que são os 40% complementares de carga horária. Isso permite diferentes possibilidades de escolhas dos estudantes.

Essas novas disciplinas ficarão integradas em quatro áreas do conhecimento:

• Linguagem e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e sociais aplicadas.

O grande diferencial dessa nova grade curricular é a criação dos chamados “itinerários formativos”, que pretendem atender às necessidades e expectativas dos jovens, dando a eles a possibilidade de escolher as áreas em que desejam aprofundar seus conhecimentos.

O Novo Ensino Médio será implementado no Colégio Romanelli a partir de 2022, seguindo as orientações do Ministério da Educação. Baseando-se no levantamento das profissões mais destacadas pelos alunos, serão oferecidas seis disciplinas eletivas na Instituição:

• Jovens cientistas, aonde os estudantes terão acesso aos principais métodos de pesquisa e às etapas necessárias para o planejamento de um projeto científico.
  • Educação do olhar – Fotografia, aonde os estudantes aprenderão a analisar o conteúdo da mensagem fotográfica, observando detalhes e seus significados.
  • Fazendo “artes”, aonde os estudantes desenvolverão os potenciais de sensibilidade e expressividade artísticas através da música, do teatro, da dança, da criação literária e das artes visuais.
  • Empreender para mudar, disciplina que proporciona o desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos e a capacidade de liderança positiva e democrática.
  • Tecnologias, cultura e uso de mídias digitais, aonde os alunos irão aprender a usar as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma reflexiva, significativa e ética.
  • Conhecendo o mundo através da Língua Espanhola, aonde os estudantes irão, por meio do estudo da cultura dos países que falam Espanhol, expandir a sua visão de mundo, além de praticar a escrita e a oralidade na língua.

No primeiro semestre, os alunos terão três disciplinas: Jovens cientistas; Tecnologias, cultura e uso de mídias digitais; e Empreender para mudar. Já no segundo semestre, estão previstas as três disciplinas restantes, entretanto elas podem sofrer alterações de acordo com a opinião dos alunos.

Agregadas ao currículo do Ensino Médio no Colégio Romanelli, estas disciplinas proporcionarão aos jovens uma nova visão de mundo, sendo levados a perceber que são os responsáveis pela construção de sua própria vida, com liberdade, autonomia, criticidade e consciência socioambiental.

Quer saber mais ou esclarecer alguma dúvida? Entre em contato com a secretaria do Colégio Romanelli pelos telefones (31) 3394-7680 ou (31) 3394-7450, de segunda à sexta, das 8 às 15h.

Confira mais informações sobre as disciplinas eletivas do Romanelli abaixo: