Colégio Romanelli promove conscientização sobre o respeito pelas diferenças

Por meio de exposições de cartazes e banners, alunos e pais aprenderam
a identificar e a lidar com situações de desrespeito e intolerância

O Colégio Espírita Professor Rubens Costa Romanelli promoveu o projeto “E se fosse comigo?” nos meses de setembro e outubro. Com o objetivo de desenvolver e estimular a capacidade empática e uma cultura de paz e tolerância mútua, alunos e pais refletiram sobre o respeito às diferenças, aprenderam a identificar situações de desrespeito e discriminação e se informaram sobre como lidar com esses casos.

As exposições aconteceram em momentos diferentes com orientações de acordo com a faixa etária dos alunos. No bate papo com os estudantes do Ensino Fundamental I, por exemplo, além de esclarecer às crianças que bullying não é brincadeira, e que a prática deve ser eliminada, os alunos assistiram a simulação de um júri sobre uma ocorrência de agressão verbal, que materializou a situação que mostrou às crianças como atitudes cotidianas e repetitivas podem se configurar como desrespeito.

A conversa com os pais explicitou a importância do papel da família na observação dos comportamentos dos filhos e no acolhimento deles, com o objetivo de identificar o quanto antes, sinais de sofrimento ou intimidação, e assim oferecer apoio adequado à criança ou ao jovem. Os estudantes também criaram uma Comissão Antibullying com três representantes por sala, com o objetivo de auxiliar os outros colegas na identificação e resolução dos problemas, com atuação imediata dentro de cada turma. A Comissão fará reuniões semanais com a direção da escola.