Alunos apresentam trabalhos sobre o impacto do passado em suas vidas

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Espírita Rubens Costa Romanelli refletiram sobre ancestralidade, memórias e afetividade. O tema foi extraído do projeto “Vida e Deixe Viver que tem como foco despertar a consciência cidadã dos alunos para o respeito ao próximo, a fim de que eles sejam solidários e possam conviver em harmonia na sociedade.

O projeto apresenta um rol de atividades divididas em encontros mensais. Cada mês, uma equipe de professores é responsável por uma temática, que se diversifica de acordo com cada segmento de ensino.

O Ensino Médio abordou “o passado em nossas Vidas”. Durante o mês de março, os alunos foram convidados a relembrar fatos que marcaram sua infância, cujo objetivo foi valorizar a importância de suas memórias, observando o impacto delas na vivência atual.

Rodas de conversa, debates e experiências foram partilhados no encontro no qual os estudantes tiveram a oportunidade de contar histórias vividas. O 1º ano do Ensino Médio, de forma nostálgica, organizou um mural no pátio da escola, com frases motivadoras: “nunca deixe as incertezas do futuro estragarem as alegrias do presente”; “ o passado no presente… será o seu futuro”.

O 2º ano apresentou frases que ouviram de seus pais, quando crianças: “engole o choro”, “não fez mais que sua obrigação”, “em casa a gente conversa”, entre outras. A turma também participou do teatro elaborado pelo 3º ano, cantaram a música: “Velha Infância” do grupo Tribalistas, versão Melim.

Para finalizar, o 3º ano encenou um teatro: “Avós – pessoas importantes na construção familiar”, produzido por eles. No enredo destacaram o valor das vivências familiares. Além da apresentação, a turma contou com a participação especial dos avós do colega da sala, Marcelo Antônio.  A participação dos convidados foi de suma relevância, pois eles dialogaram com os alunos e relataram a participação que tiveram na formação de vida de seus descendentes.

E, assim encerraram-se os trabalhos, com muitas histórias, lembranças e, sobretudo, com alunos conscientes de que valorizar o passado é indispensável para o presente que se projetará no futuro.

Escrito por: Marlene Rosa de Bem – Professora de Língua portuguesa do Ensino Médio