Mostra Cultural realizada no Colégio Romanelli abordou os Povos Indígenas Brasileiros

Aconteceu nos dias 26 e 27 de maio a Mostra Cultural do Colégio Espírita Professor Rubens Costa Romanelli, trazendo como temática o respeito, a visibilidade e a valorização dos povos originários de nosso país. Alunos e professores conversaram sobre temas voltados aos hábitos culturais, alimentares, religiosos e muito mais. O diálogo proporcionou uma melhor compreensão desse modo de viver, sem esquecer dos grandes desafios enfrentados pelos estereótipos e preconceitos associados a essa diversidade étnica ao longo de nossa história.

Para cada turma foram designados professores orientadores e uma temática para o desenvolvimento dos trabalhos. No dia do
evento, as exposições foram norteadas por danças, vídeos, artes em cerâmica, pratos típicos. Em cada apresentação houve muito entusiasmo dos grupos de alunos para retratar os aprendizados colhidos durante o período de pesquisa e também muita reflexão sobre o nosso papel na conservação de uma história mais respeitosa e acolhedora.

Conheça os conteúdos trabalhados e alguns registros especiais:

Ensino Fundamental I e II:
1° e 2° ano – Brincadeiras das crianças indígenas, músicas e danças.
3° ano – Palavras indígenas na nossa vida.
4° ano – O céu na visão indígena.
5° ano – Saberes e sabores da culinária indígena.
6° ano – Arte indígena – Objetos de uso cotidiano – Objetos ritualísticos – Itens de decoração do corpo – Sonoridade indígena.
7° ano – Tradição oral dos indígenas através dos seus contos (livro base: Vozes Ancestrais – Daniel M).
8° ano – O indígena no século XXI: entre tradições e contemporaneidade. “ A saga dos povos do Xingu”.
9° ano – Integração com a natureza – a riqueza das florestas – ervas medicinais e plantas.

Ensino Médio:
1° – Gênese dos povos originários, o contato com europeus até os tempos atuais.
2° – Relação dos indígenas com os seres
sobrenaturais encontrados na natureza. Análise da série: Cidade invisível.
3° – Desafios enfrentados pelos povos indígenas brasileiros no século XXI – Conflitos
agrários – exploração ilegal dos recursos naturais em comunidades indígenas – Preconceito étnico – Miséria – Alcoolismo – Suicídio – Violência interpessoal – Olhar especial para os Povos Yanomam