Jogos da Paz encerram o semestre no Romanelli

No dia 8 de julho o Colégio Espírita Rubens Costa Romanelli realizou a cerimônia de abertura dos Jogos da Paz 2023. O evento antecedeu o período de férias escolares, após a última semana de aulas e avaliações do meio do ano. Em especial, neste ano, a
abertura dos Jogos também comemorou os 30 anos do Colégio.

Iniciando a atividade, familiares, convidados, lideranças da Feig e equipe pedagógica presentes no Colégio assistiram à entrada
entusiasmada dos alunos com a bandeira da Feig e as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais. Em seguida, todos acompanharam os diversos momentos da solenidade que contou com o hino do Glacus, cantado pelos estudantes, homenagens, agradecimentos e depoimentos emocionantes de alunos, ex-alunos e professores. Leia nos destaques alguns deles, que a Feig aproveita para compartilhar como demonstração da seriedade do trabalho realizado ao longo da trajetória do Colégio.

Encerrada esta etapa que destacou o aniversário, deu-se o início oficial da abertura dos Jogos da Paz, com os alunos acendendo
a tocha olímpica, e realizando o juramento do atleta.

Naquela manhã também foi divulgado o resultado da “Campanha do Agasalho” realizada pelos alunos. O envolvimento das crianças e jovens trouxe significativa quantidade de agasalhos que será doada pela Feig, nas atividades de assistência e promoção social.

Assim, foi dada a largada na última semana letiva de julho e aos Jogos da Paz que aconteceram até 14/07, com muita diversão, alegria e espírito esportivo.

Uma Nova Escola

O primeiro dia de um novato
Para uma cena de primeiro ato
Vem tudo planejado por ter medo de um
boato

Em qualquer escola é assim,
O novato sempre pensa
“Ninguém quer ficar perto de mim”

No Romanelli não é assim
Aqui tem um monte de gente
Aqui é tudo diferente
Desde sempre foi assim

Aqui respeitamos todas as culturas,
Criamos novas esculturas
E do mundo fazemos uma nova moldura.

O Romanelli não é uma escola chata
Nem uma escola qualquer,
Pode ser um pouco achatada
Mas ninguém desrespeita a mulher.

Em nossa Escola reina a harmonia
Como uma sinfonia que nunca tem fim,
Mas sempre foi assim

Aqui os projetos são incríveis como os
planos infalíveis
Que o Cebolinha gosta de criar.
Mas não fazemos isso
Para incitar ou roubar,
Ninguém gosta disso!
Mas fazemos para ajudar.

O Romanelli é como uma segunda família
Sempre traz alegria como nos livros que eu li.

É uma escola que nos ensina a imaginar
Que nos ajuda a criar um mundo melhor.

Aqui todos têm direitos e não existe
preconceitos,
Só existem trabalhos benfeitos
que sempre tentam ser perfeitos.
E esses 30 anos de história
Ficarão guardados na memória como uma
grande trajetória.

E essa enorme jornada,
Ainda terá uma grande caminhada
Acompanhada de coisas boas e ruins

Uma coisa eu te digo
Ninguém vai ficar à toa
Na construção desse mundão
Precisamos de uma atitude boa
E de todos darem as mãos.

Precisamos ser felizes de verdade,
Não como atores e atrizes
Mas com lealdade.

Aqui todos são incríveis, nunca invisíveis
Tem sentimentos sensíveis mas são
destemíveis

Obrigada por me receber
Eu só tenho que agradecer
E por me dar mais um motivo para eu
crescer.

Poema de Emanuelle Gurgel Alkmin, aluna do 7° ano – em homenagem aos 30 anos do Colégio Espírita Professor Rubens Costa Romanelli.

Depoimento da Professora Viviane dos Santos Pontes – 5º ano.

“Tenho uma relação com o Colégio Romanelli de aproximadamente 29 anos. Meu pai, Sr. José Osvaldo, ajudou na construção do mesmo, me ensinou a amar esta Instituição que é a minha segunda casa e que hoje contribui para a formação acadêmica e humana da terceira geração da minha família, que se iniciou com minha mãe, depois eu e meu irmão e agora com a minha filha Sophia que é aluna do 4° ano no ensino fundamental.

Me formei no colégio em 2008 e desde 2010 sou funcionária. Trabalhei na área administrativa e desde 2019 passei a compor o quadro de professores. Foi trabalhando no Colégio que descobri meu amor pela educação e o desejo de transformar a vida
dos meus alunos como meus professores transformaram a minha.

Gratidão à toda equipe do Colégio Romanelli que foram e são fundamentais para meu desenvolvimento pessoal e profissional.”