Notícias

Ensinando nossas crianças a dizerem “obrigada, “por favor”, “me desculpe”

A melhor fase para a criança aprender os valores sociais é na fase pré-escolar, as crianças estão mais receptivas para aprender as normas de conduta nesse ponto de suas vidas. Mas afinal, o que são valores sociais?

“São valores compartilhados coletivamente (…) Muitas vezes tais valores sociais têm como intuito melhorar ou manter a ordem social e os padrões estabelecidos no âmbito de uma determinada sociedade. Neste sentido, podemos considerá-los como instrumentos de transformação ou manutenção da sociedade.“ 

Ensinar nossas crianças a dizer “por favor”, “obrigado”, “desculpa”, “bom dia” etc é de muita importância, pois ajuda a formar um ser humano melhor e ajuda na convivência em sociedade. Como explica no trecho acima, podemos transformar a sociedade com esses valores.

Mas como podemos ajudar as crianças nesse quesito? Além de ensinar e encorajar seu filho a dizer as “palavrinhas mágicas”, você tem que dar o exemplo. Como você quer que seu filho aja de uma maneira sendo que ele não tem esse exemplo em casa? As crianças observam tudo, se ela ver você – que é a referência que ela tem – sendo educado, gentil, cortês, ela com certeza irá seguir esse mesmo caminho!

“Educação – É desenvolver no indivíduo toda a perfeição de que ele é suscetível.” Immanuel Kant 

Fontes:

http://partilhado.pt/vamos-ensinar-os-nossos-filhos-a-dizer-obrigado-por-favor-e-desculpa-quando-crescerem-serao-pessoas-melhores/

http://tudosobreminhamae.com/blog/2017/11/7/a-importncia-de-ensinar-aos-filhos-a-dizer-obrigadopor-favor-boa-tarde

Deixe seu comentário