Mudança na avaliação no regime letivo remoto

Em virtude do regime letivo remoto, o processo avaliativo do Colégio Romanelli foi modificado.

Nos anos anteriores, o sistema de avaliação era por trimestre. O primeiro trimestre, por exemplo, começava em fevereiro e terminava na primeira semana de maio. Este ano, o trimestre virou etapa, e a primeira etapa que começou em fevereiro, foi finalizada no dia 10/07.

A distribuição de pontos também foi adaptada de acordo com a nova realidade, conforme explicação a seguir:

Os alunos que não conseguiram enviar as atividades pela plataforma puderam enviar nos e-mails dos professores ou via WhatsApp e mais de 95% dos alunos cumpriram todas as tarefas.

As provas também foram adaptadas. Anteriormente acontecia uma prova mensal e outra trimestral. No 9º ano e ensino médio ainda acontecia um simulado avaliativo que, nesta primeira etapa, foi substituído por uma prova multidisciplinar.

• No Fundamental I os alunos começaram as provas no dia 29/06 e fizeram uma de inglês, uma de redação/literatura e um prova multidisciplinar, contemplando os demais conteúdos. Terminaram em 06/07.

• No Fundamental II  as turmas foram divididas e as provas aplicadas em dois dias consecutivos, dias 06 e 07 de julho, em horários alternados.

• No Ensino Médio os alunos também fizeram as provas em dois dias (30/06 e 02/07), com a mesma divisão de disciplinas por dia adotada pelo ENEM – 1º dia – Matemática, Física, Química e Biologia e no 2º dia – Linguagens e Ciências Humanas. A prova de cada dia continha com 20 questões.

• Todas as avaliações foram feitas no Google Forms e aplicadas pelos professores em uma aula online utilizando o Google Meet. O professor fazia a chamada, a prece e em seguida enviava o link da prova via chat.

• Os alunos foram orientados a fazerem, na medida do possível, a prova com a câmera aberta e o microfone desligado. Foi um sucesso, atingimos 100% dos alunos no Ensino médio, 99% dos alunos do Fundamental II (somente 1 aluno não fez a prova) e 98% dos alunos do Fundamental I.

• Todos os alunos fizeram, uma semana antes das provas, atividades não avaliativas pelo Google Forms para que pudessem se familiarizar com o instrumento.

• Os alunos de inclusão fizeram provas adaptadas e foram acompanhados ao longo de 2 semanas pelas coordenadoras de projetos e inclusão. Tivemos 100% dos alunos atendidos.

• Os alunos que não têm acesso a internet (4 no total) buscaram no Colégio as provas e atividades impressas, fizeram em casa e retornaram em outro dia para entregar. Neste período de provas a secretaria do colégio ficou aberta com duas funcionárias das 8h às 11h para atender estes pais.

Os conselhos de classe aconteceram por turma no período de 08 a 14/07. Os pais terão acesso aos boletins no dia 20/07.

Recuperação Paralela

A recuperação paralela acontecerá no final de julho, também com algumas mudanças. Os alunos que não alcançaram a média terão direito a recuperação e farão um trabalho por disciplina, valendo 10 pontos, e uma prova no valor de 20 pontos.

Nos conselhos de classe está sendo feita a reprogramação dos conteúdos para a 2ª etapa, que iniciou no dia 13/07 e está prevista para terminar em 30/09, bem como a definição de nova distribuição de pontos e datas de provas.