Notícias

Superando desafios

SUPERANDO DESAFIOS!

Vivenciamos um período incomum, repleto de incertezas no cenário mundial. Seguindo as orientações dos órgãos competentes, o Colégio Espírita Professor Rubens Costa Romanelli está com suas atividades presencias suspensas desde o dia 18 de março devido à pandemia de Covid-19. Num esforço coletivo entre direção, professores, pais, alunos e equipe de secretaria, as atividades educacionais não pararam.

Inicialmente, por meio do aplicativo whatsapp, foram organizados grupos para manter o contato entre alunos, pais e professores. Em seguida, confirmada a suspensão por tempo indeterminado do ensino presencial em Minas Gerais, o celular deixou de ser suficiente e novas ferramentas passaram a ser utilizadas. 

O Sistema Aula utilizado no Colégio desde 1999, trata-se de uma ferramenta de gestão educacional, veio ampliando suas funcionalidades e possibilitando além das rotinas escolares, a publicação de arquivos, links, gestão de atividades com envio de dúvidas, resolução dos exercícios e monitoramento de prazos de entregas, além do envio de e-mails em massa. 

A adequação das aulas às exigências deste momento de pandemia vem também considerando as especificidades de cada etapa da educação básica e a heterogeneidade nos acessos à internet e ao telefone celular existentes entre os alunos do Colégio. A carga horária diária de aulas foi reduzida se comparada à presencial (3 aulas online diárias) e é compensada com exercícios, resumos e explicações gravadas. Importante reforçar que tudo isso foi pensado levando em conta o fato de em muitas famílias um único computador ser compartilhado para as atividades de trabalho em casa e as escolares, o que inviabilizaria a utilização do computador por uma única pessoa durante toda a manhã, para acessar as cinco aulas diárias.

No atual regime letivo remoto as séries do Fundamental I, II e Médio estão adotando estratégias específicas, mas usando o celular, o Sistema Aula e, no caso específico dos alunos do Médio, a partir de maio passarão a ter acesso às aulas online por meio da ferramenta “Google Sala de Aula”. Os alunos da inclusão estão sendo acompanhados pelas psicopedagogas que enviam para o whatsapp das mães as atividades adaptadas, garantindo o contato regular com os conteúdos. Os alunos que não têm acesso a nenhuma destas ferramentas, o material está sendo impresso e chegará para eles em breve. 

Novos formatos exigem de todos disposição e flexibilidade. E não tem sido diferente no Colégio Espírita Professor Rubens Costa Romanelli. Nas primeiras semanas tudo foi bastante complexo e exigiu paciência, resiliência e disposição para novos aprendizados tanto por parte dos pais e alunos, quanto dos professores que em um trabalho integrado têm, felizmente, minimizado as dificuldades que em um primeiro momento pareciam insuperáveis. As famílias em conjunto com a escola têm exercido papel importante no acompanhamento e na busca de soluções e adaptações exigidas pelo contexto. 

Cientes da responsabilidade e agradecidos pela colaboração de tantos que fazem parte, o trabalho continua e, sintonizados com as orientações das autoridades, seguimos dispostos e confiantes na execução do melhor ao nosso alcance para os alunos.

Deixe seu comentário