Proposta Pedagógica

Educação, Pedagogia e Espiritismo.

O Colégio Espírita Professor Rubens Romanelli tem como diretriz educacional o seu Projeto Político Pedagógico. Um documento que embasa nossa constante busca pela excelência acadêmica, aliada a uma preocupação com a formação e consolidação de valores éticos e morais. Nesse sentido, incorporamos em nosso trabalho diário aspectos da Pedagogia Espírita, bem como da Pedagogia de Projetos e de pratica consolidadas e eficazes no cenário educacional atual.

Para tanto, partimos do pressuposto de uma concordância em torno do conceito de três núcleos norteadores de trabalho desta instituição. Sejam eles: a Educação, a Pedagogia e o Espiritismo.

Educação, Pedagogia e Espiritismo.

A Educação entendida como um processo dinâmico que propicia o “desenvolvimento de capacidades latentes”, inerentes ao educando; ou conjunto de atos que propiciam que estas capacidades passem da potencia ao ato, da virtualidade á realidade, segundo nos ensina o mestre Rubens Romanelli; a Pedagogia como a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a critica do processo educativo; e o Espiritismo, entendido como doutrina filosófica, cientifica e religiosa.

Os conteúdos trabalhados buscam estabelecer um dialogo, na doutrina espírita – sendo esta, inclusive, norteadora dos princípios doutrinários que regem a FEIG – de modo a ser mais um instrumento de transformação do educando para o bem. Desenvolvemos projetos interdisciplinares onde são colocados em pratica valores do evangelho em favor da vida, da sociedade, da justiça e da paz. Este é o ponto fundamental da nossa orientação pedagógica: oferecer conteúdo para preparação do aluno e sua formação em valores humanos e cristãos, para que consiga ser um agente de transformação da sociedade.

Este Projeto Pedagógico é uma opção metodológica que considera a atuação do educando na construção do seu próprio conhecimento, valoriza suas experiências, seus conhecimentos prévios e a interação professor-aluno, aluno-aluno, desenvolvendo no educando a capacidade de posicionar-se, estabelecer critérios eleger princípios éticos, possibilitando dessa forma a transformação da educação, para atender seu maior objetivo: a disponibilização de meios adequados a construção da felicidade do homem, através do resgate de valores fundamentais como a cidadania e a espiritualidade.