Encerramento do Projeto Viva e Deixe Viver

O dia 11 de outubro foi um momento único para os alunos do Colégio Espírita Professor Rubens Costa Romanelli, por meio da realização do workshop “Nuances Socioemocionais”.

A atividade aconteceu como parte da quinta e última etapa do Projeto “Viva e Deixe Viver”, trabalhado durante todo o ano letivo, o qual através de atividades diversas, conversas e reflexões, provocou a tomada de consciência por parte dos alunos, desde o Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, acerca da relevância do cultivo dos valores humanos na convivência pacífica e harmoniosa em sociedade.

Nesta etapa, as atividades ficaram sob os cuidados dos estudantes do Ensino Médio, que durante duas semanas perceberam os contornos dos aspectos socioemocionais nas relações humanas, através da imersão na temática por meio da realização de seminários em classe.

A partir de então, os discentes se dividiram em equipes e elegeram alunos palestrantes para relatar os resultados das pesquisas conjuntas numa celebração de conhecimento, via workshop, que reuniu todos da escola. Eles proferiram minipalestras acerca das seguintes temáticas: Aspectos Socioemocionais (em consonância com a BNCC – Base Nacional
Comum Curricular); Inteligência Emocional e Comunicação Não-Violenta (CNV).

Os estudantes abraçaram a ideia e estabeleceram conexões entre os conteúdos acadêmicos trabalhados em sala de aula e as habilidades necessárias para o pleno exercício da cidadania, nesta sociedade em constante mutação.